Saber o que pode dar errado na gestão do próprio negócio é tão importante quanto saber o que dá certo. Estudos realizados pelo Sebrae em São Paulo apontam a ausência de comportamento empreendedor e a falta de planejamento como os principais motivos que levam empresas brasileiras a fecharem as portas antes da hora. Segundo pesquisa realizada junto aos dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo, 2.603.233 empresas foram abertas no estado de 1990 a 2008, mas 1.650.953 delas fecharam as portas antes de completarem 5 anos no mercado.
Deficiências
O que os especialistas do Sebrae concluiram é que não é possível atribuir um único fator à mortalidade das empresas. Em geral, as falências são consequência de um conjunto de problemas ou falhas na administração. Seis fatores foram identificados como as principais causas do fechamento prematuro de empresas:
1 - Ausência de comportamento empreendedor;
2 - Ausência de um planejamento prévio adequado;
3 - Deficiências no processo de gestão empresarial;
4 - Insuficiência de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios;
5 - Dificuldades decorrentes da conjuntura econômica;
6 - O impacto de problemas pessoais sobre o negócio.
A pesquisa também trouxe uma boa notícia. O ambiente econômico está favorável em 2011 para a realização de novos negócios, por causa do controle da inflação e do crescimento da economia verificados no período.
fonte http://blogdosempreendedores.com.br/2011/01/07/estudo-aponta-por-que-as-empresas-vao-a-falencia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário