terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tijolo ecológico feito de resíduos de obras

Tijolo ecológico feito de resíduos de obras

by ALEXANDRE

in SISTEMAS CONSTRUTIVOS

Atualmente os resíduos gerados por demolição de obras são descartados de forma descriminada, já que não há uma destinação correta ou reciclagem do material, provocando um grande impacto ambiental.

A necessidade de criar um tijolo ecológico que agrega-se em seu composto materiais descartados em obra, como tijolo, concreto, reboco, pisos, entre outros, possibilita uma reciclagem segura, um material com grande impacto visual e diminuição de danos ao meio ambiente.

O tijolo ecológico feitos de resíduos de obras são um composto de cimento, resíduos e água, esta combinação descarta a necessidade de acrescentar terra em seu composto, tornando-o um produto com quase 80 a 90% feito de resíduos.



Muito se fala em desenvolvimento sustentável, mas a aplicação de práticas de reciclagem de materiais da construção civil é um exemplo de como agregar ao produto o selo de ecologicamente correto.

Para isso empresas como a Ecotijolo e Ecomaquinas, realizam pesquisas no desenvolvimento de novas tecnologias de aproveitamento de materiais das mais variadas formas, e procurando a redução do impacto da construção de casas e prédios no meio ambiente.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Esta no ar novo site

Está no ar o novo site www.tijoleko.com.br . Ainda faltam correções mas convido vcs a visitarem e opinarem.Muito bom vale a pena divulgar.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Conheça as vantagens do tijolo ecológico www.imovelbrasil.net

Conheça as vantagens do tijolo ecológico
www.imovelbrasil.net

Vários fatores fazem uma construção ser mais sustentável, desde a hora do planejamento até a construção, a escolha de produtos e serviços mais sustentáveis são importantes para o processo. Além disso, deve-se pensar em como a casa se comportará nos anos seguintes.

Uma das opções para construções é o tijolo ecológico, que utiliza um sistema de produção mais sustentável ainda na fábrica e permite várias vantagens para o usuário, como o isolamento térmico e acústico, além de obras mais limpas. Os tijolos ecológicos são produzidos de maneira diferente dos tradicionais. O processo inicia com a peneiração da terra. Em seguida, é feito a mistura do solo, cimento e água no misturador. Depois de pronta, a mistura segue para a prensa hidráulica. São 6 toneladas de pressão que transformam a massa em tijolos ecológicos. Na sequência, os tijolos passam pelo processo de hidrocura, ou seja, são curados com água durante quatro dias até adquirirem a resistência adequada. Então, esse tipo de tijolo não é cozido em fornos, deixando de utilizar lenha e de emitir gases do efeito estufa.

Há muitas as vantagens da troca do tijolo convencional pelo tijolo ecológico. Ele diminui o tempo de construção (devido aos encaixes, que favorecem o alinhamento e prumo da parede) e deixa a estrutura mais segura: como as colunas são embutidas nos furos, a carga de peso é mais bem distribuída. Além disso, há redução no uso de madeiras nas caixarias dos pilares e vigas.

Com a utilização do tijolo ecológico, consegue-se atingir uma economia de 70% do concreto e argamassa de assentamento e de 50% de ferro. Ele possui maior durabilidade, podendo ser até seis vezes mais resistente que os convencionais. É de fácil acabamento, já que pode ser utilizado apenas com um impermeabilizante, podendo dispensar o uso de tintas e outros acabamentos. O assentamento dos azulejos também pode ser feito diretamente sobre os tijolos.

O material proporciona isolamento térmico e acústico, gerados pelos furos no meio dos tijolos, que formam câmaras de ar e as instalações hidráulicas e elétricas podem ser realizadas através dos furos.

Fonte (adaptado): http://www.imovelbrasil.net/noticias/Construcao/212-Conheca-as-vantagens-do-tijolo-ecologico.html